
Controladoria: por onde começar?
No Brasil, segundo dados do IBGE 22,8% das empresas fecham no primeiro ano e 52,5% fecham antes de completarem 5 anos.
Fato que o fechamento dessas empresas envolve vários fatores, de acordo com o Sebrae, eles estão principalmente ligados diretamente à falta de planejamento, má gestão financeira e desconhecimento mais aprofundado do próprio setor de atuação.
Se você entende a importância de uma controladoria na sua empresa, mas não sabe exatamente o que fazer e por onde começar saiba que existem duas opções mais viáveis que o administrador poderá adotar.
1º Contratando pessoas especializadas em gestão administrativa e financeira para ajudar em toda controladoria empresarial.
2º Outra opção é a de contratar empresas e profissionais terceirizados para a prestação de serviços para sua empresa, em suma maioria esses profissionais já possuem uma maior vivencia e experiencia administrativa/empresarial para dar o apoio necessário.
Essa segunda, opção muito administradores optam por ela por ter mais facilidade em relação a parte burocrática empresarial, opinião isenta e conhecimento do mercado para novas ideias e muito mais simples em relação a contratação de um profissional experiente que esteja disponível no mercado de trabalho.
E o que precisa ser analisado na prática?
Primeiramente precisa ser feito todo um levantamento nos pontos mais importantes da organização:
Compreensão de toda estrutura da empresa, tanto organizacional como hierárquica, quem são os profissionais que atuam em cada uma delas. Todos os processos mapeados por setores, como administração, venda, recursos humanos, produção, etc.
Com a transformação da era digital, é imprescindível que tecnologias sejam adotadas para facilitar os departamentos para um melhor controle e produtividade. Pesquise sobre tecnologias e o que o mercado pode oferecer para facilitar as suas demandas.
Outro aliado importante é realizar uma gestão estratégica de custos, mais precisamente verificar todo ciclo operacional envolvendo os diversos setores da empresa e seus custos.
Quais atividades agregam mais valor ao produto ou serviços prestados, qual possível redução de custo pode ser feita, qual tomada de decisão para melhorar as atividades e desempenhos nos setores.
Implementar uma controladoria é sinônimo de inteligência e facilita todos os cursos de processos dentro da organização.
Precisando de uma consultoria contábil, fiscal e tributária para sua empresa, entre em contato com a Contabilidade Ortec.
Comments